*Apply and type 'MIDI' as the keyword search
Um local de trabalho para pessoas
Timo Kurppa adora aprender coisas novas e desafiar os padrões existentes, lamentando não ter tempo suficiente para tantos novos e interessantes projetos, tanto na sua posição de District Manager na Boehringer Ingelheim como na sua vida pessoal. Fique a saber porque é que o Timo desempenhou várias posições na Boehringer Ingelheim durante quase 15 anos.
Quando lhe perguntam, Timo Kurppa descreve-se como um pai feliz de duas crianças, que vive em Espoo e que gosta de relaxar na natureza seja a navegar ou a acampar. Parece um homem bastante normal, mas vamos perguntar-lhe mais coisas. Em casa, Timo é um curioso entusiasta de tecnologia e utiliza o Google Home para controlar por voz a casa toda. As máquinas de lavar loiça e roupa geram automaticamente folhas de cálculo de Excel para reportar a respetiva utilização.
Isto poderá explicar porque é que Timo, no seu percurso de carreira, tenha começado como Territory Manager e depois passado por diferentes posições na área de vendas, até se tornar Multi Channel Manager and Commercial Operations Lead, cujas atividades passaram pela criação de serviços eletrónicos para o desenvolvimento do negócio através de análise de dados, o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão de vendas, bem como o lançamento de um novo sistema de CRM. Atualmente, Timo gere a sua própria equipa como District Manager, mas a componente analítica, a aprendizagem de coisas novas, o desafio dos seus próprios hábitos e a abordagem ao trabalho focada em soluções não são de todo esquecidos nesta sua função.
«Tive o privilégio de assistir na primeira fila aos diferentes aspetos do nosso negócio. Trabalhei em vendas, vi o que é desenvolver e lançar novos sistemas e procedimentos internos e, por outro lado, consegui ver e vivenciar momentos com clientes, médicos e doentes que, em última instância, são a razão pela qual fazemos este trabalho», diz Timo acerca do seu percurso na Boehringer Ingelheim.
Trabalho em equipa para o benefício dos doentes
Timo é um manager desde 2015 e agora tem uma equipa de 8 profissionais de vendas. Praticamente tudo o que Timo faz no seu dia a dia é para desenvolver os elementos da sua equipa e ajudá-los a terem êxito nas suas respectivas funções.
«Para mim, o ponto de viragem nas minhas responsabilidades de liderança foi há alguns anos quando recebi formação específica e aprendi a implementar os princípios da liderança através do coaching. Não tenho qualquer problema em dizer que não sou um especialista em todos as áreas, pois para isso temos os nossos próprios profissionais de topo na equipa, cujo conhecimento coletivo nos permite aprender muito mais do que qualquer pessoa sozinha.»
«Apesar de trabalharmos principalmente com os nossos clientes, nomeadamente médicos e enfermeiros, o nosso objetivo é sempre o de melhorar a vida dos doentes cujas doenças são o alvo das nossas soluções», refere Timo sobre o que o motiva diariamente os colaboradores da Boehringer Ingelheim.
Muitas pessoas na indústria farmacêutica conseguem recordar um encontro significativo com um doente, após o qual o propósito e o significado do nosso trabalho se tornam absolutamente claros. Timo recorda uma tarde em particular, com um cliente neurologista, quando era Account Manager.
«Levaram às urgências um doente cuja situação não parecia nada boa. Nessa tarde, pude assistir à forma como a cadeia de cuidados e as novas formas de trabalhar que tínhamos vindo a estabelecer, aperfeiçoar e ensinar ao cliente, ajudaram a salvar o doente – quando saí da sala, o doente já estava bem melhor. Nesse dia, a caminho de casa, compreendi verdadeiramente a importância do nosso trabalho. Todos os segundos contam.»
Para além do trabalho com os clientes, a melhor coisa da sua atual função na Boehringer Ingelheim, é a dedicação da equipa e das pessoas à sua volta. O maior desafio que enfrenta é a limitação do tempo. «Há tantas coisas que quero fazer, mas tão pouco tempo. De todas as boas iniciativas, escolher as melhores é o mais difícil.»
Medir os valores da empresa durante uma crise
A pandemia de COVID colocou à prova os locais de trabalho em todo o mundo, mas Timo também descobriu muitas coisas boas neste período.
«Normalmente, os valores de uma empresa são medidos numa situação de crise e, no nosso caso, a empresa continuou fiel aos seus valores, sobretudo neste período excecional. Apesar dos momentos complicados, conseguimos criar uma atmosfera inovadora e solidária na qual pudemos focar-nos no que estávamos a fazer. O ritmo de aprendizagem não teve precedentes e demos um verdadeiro salto quântico ao trazer a inovação tecnológica para o nosso dia a dia, bem como para o dos nossos clientes. Felizmente, muitas destas inovações continuarão a fazer parte da forma como vamos trabalhar no futuro.»
«Na Boehringer Ingelheim, é formidável que as pessoas sejam incentivadas a ser curiosas e a aprender algo novo. Encaixa com a minha personalidade porque sou muito curioso por natureza e interessado no que se passa à minha volta. A motivação prevalece quando é dada a oportunidade aos colaboradores de se orientarem para desafios novos e interessantes. Acredito que isto também reforça a renovação e a atualização do negócio familiar, sempre relevante para cada momento e necessidade. É também relevante para os clientes - para eles, o medicamento que vendemos não é por si só suficiente; no entanto, quando procuramos uma cooperação mais profunda, o respetivo êxito é também determinado por outros valores que, nesta empresa familiar, são verdadeiramente humanos.
Como local de trabalho, este é exatamente à medida dos seres humanos», conclui Timo na sua reflexão sobre trabalhar na Boehringer Ingelheim.
* * *
MIDI center is Boehringer Ingelheim’s regional office based in Amsterdam, which takes care of 8 different operating units (Belgium, Denmark, Finland, Greece, Netherlands, Norway, Portugal, and Sweden).
Come, join us, and enjoy the diverse and inclusive family environment like Timo does:
*Apply and type 'MIDI' as the keyword search
-
-
Careers
Continue reading the story of Murat and Miquel