1885 – 1948: Começo inovador
Em 1885, Albert Boehringer adquiriu uma pequena fábrica de tártaro na localidade de Nieder-Ingelheim, em Hesse Renano. Em 31 de Julho, a sua empresa foi inscrita no registo comercial com a designação «Albert Böhringer, chem. Fabrik vom 1. Aug. 1885 ab». Foram assim lançadas as bases para a actual empresa Boehringer Ingelheim. Inicialmente, empregava 28 pessoas na produção de sais de ácido tartárico utilizados em farmácia e tinturaria. A procura deste produto disparou nos primeiros anos à medida que os refrigerantes e o fermento em pó se tornaram mais populares.
Em 1893, Albert Boehringer efectuou a descoberta revolucionária de que o ácido láctico podia ser produzido em grandes quantidades através de bactérias, uma descoberta que deu origem à produção pioneira de «biotecnologia» em larga escala da empresa. Este novo processo, combinado com a grande procura de ácido láctico nas indústrias de tinturaria, couro, têxtil e alimentar, transformou a empresa no principal fabricante deste agente.
Aquando da morte de Albert Boehringer em 1939, a empresa empregava 1.500 pessoas. Os seus dois filhos, Albert Jr. e Ernst Boehringer, juntamente com o seu genro Julius Liebrecht, assumiram o negócio da família, tendo pertencido ao Conselho de Administração da empresa desde a década de 1920.
As actividades de investigação e desenvolvimento continuaram durante a Segunda Guerra Mundial, embora a produção de ácidos orgânicos (ácido tartárico, ácido láctico, ácido cítrico) tenha sido temporariamente interrompida. Vários novos agentes foram introduzidos durante e após a guerra.