PPG significa psoríase pustulosa generalizada, uma forma rara de psoríase. Leia mais sobre esta doença.
Informação sobre psoríase pustulosa generalizada
O que é a psoríase pustulosa generalizada?
A psoríase pustulosa generalizada é uma doença muito rara e potencialmente fatal. Provoca vermelhidão e pústulas (bolhas) cheias de pus na pele. As bolhas não são sinais de infeção, nem são contagiosas. O termo «generalizada» significa que as bolhas aparecem em todo o corpo.
O que são as exacerbações da psoríase pustulosa generalizada?
As pessoas com PPG podem ter exacerbações repetidas que aparecem e desaparecem. Durante uma exacerbação, a doença piora. Entre as exacerbações, a pele poderá reparar totalmente ou apenas parcialmente. Uma exacerbação pode ser muito grave e exigir cuidados médicos imediatos. Durante uma exacerbação, o doente poderá sentir-se cansado, indisposto e desconfortável. A pele torna-se muito sensível e dolorosa. Poderá ocorrer febre, pulsação rápida e desidratação. A psoríase pustulosa generalizada também pode afetar os órgãos internos, como os rins, o fígado ou o coração.
Como é tratada a psoríase pustulosa generalizada?
Devido ao facto de uma exacerbação da PPG poder ser muito grave, muitas vezes as pessoas precisam de tratamento hospitalar. Existem vários medicamentos que podem ser utilizados para tratar uma exacerbação da PPG. Por exemplo retinoides, corticosteroides sistémicos, metotrexato, ciclosporina e terapêuticas biológicas. No entanto, nem sempre funcionam para todas as pessoas com PPG. Também, alguns destes tratamentos podem provocar efeitos secundários graves.
O que desencadeia uma exacerbação da psoríase pustulosa generalizada?
Existem alguns fatores desencadeadores que poderão provocar uma exacerbação da PPG. Uma exacerbação pode ser causada por alguns medicamentos ou por uma paragem abrupta da utilização de alguns medicamentos como os corticosteroides. A PPG também pode desenvolver-se durante a gravidez. Outros fatores incluem o stress e as infeções. No entanto, em muitos casos não se sabe o que provocou uma exacerbação.