Uma empresa independente e de sucesso
A Boehringer Ingelheim é um grupo global de empresas que incorpora muitas culturas e diferentes sociedades. Saiba mais sobre os destaques financeiros, a visão institucional, a organização, a equipa de gestão e a história da empresa.
Reponsabilidade Social
A Boehringer Ingelheim é uma empresa que tem na sua atuação diária o objetivo de gerar impacto positivo em várias dimensões: esfera social, ambiental e económica.
Há muito que o papel de uma empresa não se restringe apenas à geração de lucro. Cada vez mais, as ligações e interdependências entre os vários stakeholders com quem interagimos são um elemento fundamental para um crescimento sustentável e equilibrado, onde todos os atores sociais, económicos e ambientais influenciam o desempenho de cada um e geram impacto entre si.
Assim, o nosso compromisso com o voluntariado corporativo é algo que faz parte da nossa identidade, nos define enquanto empresa e nos inspira a ser melhores colaboradores, melhores cidadãos.
Perante o desafio de criar valor na comunidade onde estamos inseridos, tocando em públicos com quem contactamos através dos nossos produtos e ao mesmo tempo que cumprimos a promessa contida na nossa visão “Criar Valor Através da Inovação”, temos ao longo dos anos, implementado em Portugal, vários projetos de responsabilidade social e apoiado diversas instituições.
ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA HABITAT
A Boehringer Ingelheim tem vindo a colaborar com a Associação Humanitária Habitat através do seu voluntariado corporativo. A Associação Humanitária Habitat luta diariamente contra a pobreza habitacional no nosso país e para que todos, sem exceção, possam ter uma casa digna, um espaço de partilha, de crescimento, um porto de abrigo. A Boehringer Ingelheim também acredita e, por isso, os colaboradores são desafiados, duas vezes por ano, em grupos de 15, a trocar o local de trabalho, durante três dias e a colaborar na construção e reabilitação de uma habitação. O objetivo é que a empresa e os seus colaboradores contribuam para o bem-estar da comunidade de forma consistente e sustentável.
INOVAR É DIVERTIDO
Caixa da inovação
Ao longo de 4 anos a inovação tornou-se sinónimo de diversão e intergeracionalidade, com a implementação do programa de responsabilidade social da BI ‘Inovar é Divertido – caixa da inovação’. Desde 2016 que foram selecionadas escolas do 1º ciclo do ensino básico, que recebem Caixas da Inovação repletas de materiais diversos, devidamente enquadrados e validados pela Direção-Geral da Educação, que desafiam os mais pequenos a recorrer à sua imaginação e criatividade para criar diferentes projetos. Cada caixa contém um conjunto de materiais e desafios que estimulam a inovação junto dos alunos e dos seus avós, que são convidados a participar num momento de criação conjunta nas escolas dos netos, impactando mais de 1000 alunos e 800 seniores.
Inovar com animais
Jimi, Molly e Pimenta foram os protagonistas de quatro patas de uma ação, no âmbito do programa ‘Inovar é Divertido’, que decorreu em três centros de dia da Cruz Vermelha Portuguesa e que surpreendeu os utentes, numa intervenção assistida por animais. Um Labrador Retriever e duas fêmeas sem raça definida, acompanhados pelos profissionais da Busca Sorrisos, um projeto de Intervenções Assistidas por Animais, proporcionaram aos utentes algumas tardes diferentes e, ao mesmo tempo, estimularam as suas competências cognitivas, motoras e sociais. A ação terminou com oferta de um coelho anão a cada um dos centros de dia, que promete ajudar a combater os estados depressivos, a ansiedade e a solidão que enfrentam muitos destes idosos.
‘Semear a Inclusão’
‘Inovar é Semear a Inclusão’, nome dado a uma atividade, no âmbito do programa ‘Inovar é Divertido’, que levou crianças em risco social ou clínico da Casa do Gil, Associação Sol, Acreditar e da Raríssimas, com o apoio da Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência, a mexer na terra. Os pequenos jardineiros tiveram oportunidade de plantar e semear no Jardim da Luz, em Lisboa. Esta iniciativa contou com a ajuda dos colaboradores da Boehringer Ingelheim e respetivos filhos.
‘Missão Inovar é Possível’
Um programa de mentoria, que tem por base um jogo online que desafia alunos do 3º ciclo do ensino básico do curso de Educação e Formação de Jovens a fazerem o lançamento de um novo e inovador medicamento, no âmbito do programa ‘Inovar é Divertido’. Com a ajuda dos mentores voluntários da Boehringer Ingelheim, cada equipa de alunos tem tarefas a cumprir, ao longo das quais vai explorar as várias dimensões existentes numa empresa, ajudando assim no processo de escolha vocacional que têm pela frente.
O objetivo passa por minimizar o insucesso e abandono escolar e fomentar a aquisição de conhecimentos, tendo para isso o apoio da EPIS - Empresários pela Inclusão e de voluntários da Boehringer Ingelheim, que apoiam no desenvolvimento de cada desafio.
Enquanto internamente todos os que tiveram contacto com as ações de voluntariado sentem hoje um ainda maior orgulho em pertencer a uma empresa que se envolve e cria valor junto da comunidade, a promoção da inovação realizada nas escolas contribuiu para a capacitação dos alunos, potenciou a sua autoestima e dotou-os de ferramentas para decisões futuras mais informadas.
Os professores viram os alunos motivados pela inovação dos programas realizados e ganharam ferramentas que utilizam ao longo do ano. A comunidade envolveu-se de forma inovadora com a escola e os seus alunos, fomentando laços e criando pontes de comunicação entre todas as partes, rumo a uma sociedade onde a colaboração e a interajuda fazem parte do seu ADN.
MAKING MORE HEALTH
O Making More Health é uma iniciativa global da Boehringer Ingelheim, em colaboração com a Ashoka, uma organização não governamental, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo, para as pessoas, os animais e as suas comunidades.
Ao apoiar empreendedores sociais e o pensamento empreendedor social, o programa Making More Health ajudará a encontrar soluções inovadoras com impacto social, modelos de negócios inovadores e criará um benefício para as nossas próprias organizações e colaboradores: é sobre como criar valor partilhado.
Em Portugal a Boehringer Ingelheim, apoiou Miguel Neiva, com o seu projeto COLORADD. Este tem por base o facto de 90% de toda a comunicação incluir recursos visuais e gráficos baseados em código de cores. No entanto, uma parte de nossa sociedade é silenciosamente excluída dessa comunicação visual, nomeadamente pessoas com daltonismo.
Assim, Miguel Neiva desenvolveu um código de simbologia universal simples e atraente que substitui o papel da cor na comunicação, atribuindo símbolos às cores básicas e usando regras básicas para representar as diferentes combinações. Esta ferramenta está a ser aplicada atualmente em quatro grandes setores: transporte, saúde, educação e comércio.
-
Quem somos
A nossa iniciativa global Making More Health (MMH) identifica e apoia soluções de saúde inovadoras centrando-se na criação conjunta e em actividades empresariais sociais.