Uma empresa independente e de sucesso
A Boehringer Ingelheim é um grupo global de empresas que incorpora muitas culturas e diferentes sociedades. Saiba mais sobre os destaques financeiros, a visão institucional, a organização, a equipa de gestão e a história da empresa.
História
A empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim foi fundada por Albert Boehringer (1861-1939), em Ingelheim am Rhein. Desde a sua fundação em 1885, com apenas 28 colaboradores em Nieder-Ingelheim, a empresa tornou-se um empreendimento global.
Como parte das actividades de investigação e desenvolvimento de medicamentos inovadores, a empresa centra-se sobretudo nas áreas terapêuticas das doenças cardiovasculares, respiratórias, do sistema nervoso central, metabólicas, virológicas e oncológicas.
Independência viva
Enquanto empresa familiar independente, o foco principal da Boehringer Ingelheim é a ação sustentável a longo prazo. Para atingir esse objetivo, é necessário financiamento sólido e crescimento corporativo orgânico
O que significava a independência para Albert Boehringer:
"Ser bem-sucedido e crescer através de esforços próprios. Para atingir esse objetivo, concentrou-se, desde muito cedo, na investigação e na satisfação dos funcionários. E no sentimento de família.”
A CHBS, empresa mãe daquela que é hoje a Boehringer Ingelheim, passou por momentos difíceis: como a hiperinflação na Alemanha da década de 1920 e a ocupação francesa da Renânia após a Primeira Guerra Mundial. Depois do lançamento do fármaco respiratório Lobelin®, em 1921, conseguiu disponibilizar aos doentes mais um medicamento altamente eficaz, o Symatol®. O sucesso destes medicamentos garantiu a independência financeira da pequena empresa familiar.
Nascido no seio de uma família de empresários de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, Albert Boehringer iniciou os seus negócios em circunstâncias muito mais simples - com a produção de compostos químicos, como ácido tartárico e láctico. Os seus funcionários sempre tiveram prioridade máxima. Durante a Primeira Guerra Mundial, continuou a pagar os salários daqueles que se tinham alistado no exército, introduziu um plano de seguros de saúde para os funcionários desde o início, ofereceu licenças remuneradas, um plano de reforma e moradias mais económicas para os trabalhadores da fábrica. Tais benefícios estavam longe de ser comuns naqueles dias.
Como princípio-chave, Albert Boehringer reconheceu a importância de ter boas pessoas a trabalhar para si, como o seu sobrinho, Robert Boehringer, que dirigiu a empresa durante a Primeira Guerra Mundial, ou Heinrich Wieland, primo da sua esposa, Helene, a quem mais tarde foi atribuído o Prémio Nobel da Química. Também era importante para Albert Boehringer saber que a empresa estava a ser administrada por membros da família. Por isso, numa fase inicial, os seus filhos e genro ingressaram na empresa. Hoje, as famílias Boehringer e von Baumbach, agora na sua quarta geração, continuam a administrar as fortunas da empresa. O produtor de ácido tartárico de Nieder-Ingelheim tornou-se hoje uma empresa farmacêutica internacionalmente bem-sucedida.
A Nossa História - Portugal
É a 1 de julho de 1960 que a Boehringer Ingelheim inicia a sua atividade em Portugal, ainda que só em 1963 passasse a distribuir os seus próprios produtos, o que era feito até então por outra empresa.
Com sede na Avenida António Augusto de Aguiar, a Boehringer Ingelheim Portugal tinha então 15 Colaboradores no escritório e na Fábrica dos Olivais, dispondo de uma Força de Vendas com 11 pessoas. Era o único laboratório estrangeiro a operar em Portugal.
A entrada de Portugal para a União Europeia, em 1986, desencadeia um processo de expansão e desenvolvimento que a Boehringer Ingelheim Portugal acompanhou através da introdução de alterações profundas na sua estrutura.
No fim de julho de 2006, a Boehringer Ingelheim Portugal muda-se para o antigo edifício da sua fábrica, nos Olivais, reconvertido num moderno escritório para ser a sede da empresa no nosso país. Hoje, são já mais de 150 os colaboradores que desenvolvem o seu trabalho em equipas multidisciplinares, utilizando meios modernos e funcionais.